< Novidades em Destaque HOJE >

RECEITAS AZ Nutricionistas AMAM

10 Alimentos que os Nutricionistas adoram

10 Alimentos que os Nutricionistas adoram

Embora os nutricionistas tenham preferências pessoais, alguns alimentos se destacam por serem nutricionalmente ricos e versáteis, conquistando um lugar especial em suas recomendações:

1. Salmão: Fonte de proteínas de alta qualidade, ômega-3 e vitamina D, importantíssimos para a saúde do coração, cérebro e visão. É versátil e saboroso, podendo ser grelhado, assado ou cozido no vapor.

2. Aveia: Rica em fibras, betaglucana e vitaminas do complexo B, a aveia auxilia na digestão, controle do colesterol e fornece energia de longa duração. É ideal para o café da manhã ou lanches.

3. Ovos: Excelentes fontes de proteínas, vitaminas A, D e E, colina e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento e saúde geral. Podem ser consumidos cozidos, mexidos, pochês ou em diversas receitas.

4. Leguminosas: Lentilhas, feijões e grão de bico são ricos em proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Ótimas opções para veganos e vegetarianos, substituindo a carne com sucesso em diversas receitas.

5. Vegetais Folhosos Verdes: Espinafre, couve, rúcula e outros fornecem vitaminas A, C, K, cálcio, ferro e folato. São essenciais para a saúde dos ossos, músculos, pele e sistema imunológico.

6. Frutas Vermelhas: Morangos, framboesas e mirtilos são ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem as células. Além disso, são deliciosas e nutritivas, podendo ser consumidas frescas, em sucos, saladas ou congeladas.

7. Iogurte Natural: Fonte de probióticos, que contribuem para a saúde intestinal e imunológica. Opte por versões sem açúcar e adicione frutas frescas ou granola para um lanche completo.

8. Abacate: Rico em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais, o abacate auxilia na saciedade, saúde do coração e pele. Pode ser consumido puro, em saladas, guacamole ou pastas.

9. Azeite de Oliva Extra Virgem: Fonte de gorduras monoinsaturadas, antioxidantes e compostos bioativos que protegem o coração, cérebro e combatem inflamações. Utilize-o em saladas, temperos e preparos culinários.

10. Nozes e Sementes: Ricas em proteínas, gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais, as nozes e sementes são ótimas opções de lanche nutritivo e fonte de energia. Consuma com moderação, pois são calóricas.

Lembre-se: Essa lista não é exaustiva e a melhor dieta é aquela individualizada e adaptada às suas necessidades. Consulte um nutricionista para receber orientações personalizadas.

Dicas:

  • Varie a sua alimentação e consuma alimentos de todos os grupos alimentares.
  • Cozinhe em casa com ingredientes frescos e evite alimentos processados.
  • Beba bastante água ao longo do dia.
  • Pratique atividade física regularmente.

Com uma alimentação saudável e equilibrada, você garante saúde e bem-estar para si mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!