Destaque de HOJE é a OSTER

Comida GregaReceitas AZ Comida Grega

10 Pratos Mais Consumidos na Grécia

A culinária grega é rica em sabores e aromas, com influências mediterrâneas e do Oriente Médio

10 Pratos Mais Consumidos na Grécia

1. Salada Grega (Χωριάτικη σαλάτα): Uma salada fresca e saborosa feita com tomates, pepinos, cebolas, pimentões verdes, azeitonas pretas, queijo feta e orégano. É temperada com azeite e suco de limão e geralmente servida como entrada.

2. Moussaka (Μουσακάς): Um prato gratinado de camadas de berinjela grelhada, carne moída (geralmente bovina ou suína) e molho bechamel. É temperado com especiarias como noz-moscada e canela e finalizado com queijo ralado.

3. Gyros (Γύρος): Carne de porco, frango ou cordeiro marinada e grelhada em um espeto giratório. É cortada em fatias finas e servida em pitas com salada, tzatziki e batatas fritas.

4. Souvlaki (Σουβλάκι): Espetos de carne de porco, frango ou cordeiro grelhados. São geralmente servidos como petiscos ou em pitas com salada, tzatziki e batatas fritas.

5. Tzatziki (Τζατζίκι): Um molho refrescante feito com iogurte grego, pepino ralado, alho, azeite e endro. É servido como acompanhamento para diversos pratos, como gyros, souvlaki e saladas.

6. Dolmadakia (Ντολμαδάκια): Folhas de виноград recheadas com arroz, carne moída, ervas e especiarias. São cozidas em um caldo com azeite e limão.

7. Spanakopita (Σπανακόπιτα): Torta salgada feita com massa folhada recheada com espinafre, queijo feta, cebolas e ervas. É um lanche popular ou acompanhamento para refeições.

8. Fava (Φάβα): Purê de favas secas temperado com azeite, cebola e limão. É servido como entrada ou acompanhamento de pratos de carne ou peixe.

9. Loukoumades (Λουκουμάδες): Bolinhos fritos feitos com massa de cerveja e especiarias. São cobertos com mel e canela e geralmente servidos como sobremesa.

10. Galaktoboureko (Γαλακτομπούρεκο): Torta doce feita com massa filo recheada com creme de leite e semolina. É coberta com calda de açúcar e canela e geralmente servida quente.

Outras menções honrosas:

  • Moussaka de Abobrinha: Uma versão vegetariana da moussaka feita com abobrinha em vez de berinjela.
  • Keftedes: Almôndegas fritas feitas com carne moída, especiarias e ervas.
  • Saganaki: Queijo feta grelhado com limão e orégano.
  • Loukoumades com Sorvete: Uma versão mais decadente dos loukoumades servidos com sorvete de baunilha.

A culinária grega é rica em sabores e aromas, com influências mediterrâneas e do Oriente Médio. Essa lista é apenas um guia para explorar a variedade de pratos deliciosos que a Grécia tem para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!